quinta-feira, abril 05, 2012

Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo


Entre os dias 25 e 29 de abril de 2012 centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo. O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.
Esta Romaria Equestre, dinamizada por uma Comissão Organizadora composta pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, retoma uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado e que consistia na deslocação de lavradores do Município da Moita ao Santuário de Nossa Sr.ª D’Aires para que os seus animais fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Sr.ª D’Aires, padroeira dos animais, e para pedir ainda boas colheitas. Nos dias de hoje, além da componente religiosa, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre os participantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro.
Ao longo do percurso, muitos cavaleiros vão-se juntando, prevendo-se a chegada a Viana do Alentejo, no dia 28 de Abril.

Sem comentários:

Festa do Cavalo 2017

PROGRAMA 2017              Sexta-feira, 26 de Maio 14.30 – Receção aos participantes 15.00/17.00 – Batismo equestre 20.00 – Pr...