segunda-feira, dezembro 22, 2014

Festa do Cavalo 2015


Caros associados e amigos

Na sequência de várias conversações entre a Associação Equestre de Porto Salvo, a Câmara Municipal da Golegã e a Câmara Municipal de Oeiras, foi decidido antecipar a realização da Festa do Cavalo de Porto Salvo de 2015 para 15 a 17 e 22 a 24 de Maio.
Esta alteração, excecional, destina-se a permitir a todos os participantes que habitualmente nos visitam a possibilidade de também poderem estar presentes na Expoégua na Golegã, que por motivos de programação decorrerá entre 29 e 31 de Maio.
Estamos certos que esta alteração irá a contento de todos.
Um abraço
A Direção da AEPS

sábado, outubro 11, 2014

TRAJE PORTUGUÊS DE EQUITAÇÃO FEMININO


O traje português de equitação feminino foi há muito balizado pela obra de Lina e João Gorjão Clara (O Traje Português de Equitação) por ausência de outras fontes sobre a matéria.
Ao contrário do traje masculino, etnograficamente representativo dos trajos dos lavradores ribatejanos e alentejanos, o traje feminino não resulta do uso popular, mas de uma clara criação dos referidos investigadores, baseado escassas fontes, sendo uma delas um traje envergado pela Rainha D. Amélia e que surge em várias fotografias tiradas em Vila Viçosa.

No entanto, sendo o único estudo do género e reconhecendo-se a Lina e João Gorjão Clara o mérito pelo trabalho desenvolvido, tanto que são habitualmente convidados para julgarem concursos de traje, tem-se verificado um espartilhar nos trajes femininos apresentados, pois a tendência das mulheres que pretendem apresentar-se devidamente trajadas, nomeadamente nos concursos do traje, é copiarem o exemplar descrito no referido livro.
O próprio Dr. Gorjão Clara tem-se queixado que muitos dos trajes femininos apresentados, divergem pouco dos masculinos, com o qual concordo em absoluto.

Querendo contribuir para uma maior diversificação dos trajes apresentados, deixo de seguida imagens de trajes do final do sec.XIX e início do sec.XX.
Sobre o assunto ver Trajes de Portugal
Carlos Cardoso













quinta-feira, junho 19, 2014

IV Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição em Mafra

No próximo dia 21 de Junho realiza-se o IV Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição em Mafra, com a presença de concorrentes de Portugal e Espanha.
As atrelagens, peças históricas do final do sec.XIX e inicio do sec.XX, começam a circular pelas ruas de Mafra, junto ao Convento, pelas 11 horas.
A AEPS vai estar representada colaborando nesta iniciativa da Associação Portuguesa de Atrelagem.

Fica o convite, assista a esta charmosa competição e visite Mafra.


XXVI Festival Internacional do Cavalo Puro-Sangue Luisitano

VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima

Integrada na VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima vai decorrer o já tradicional passeio no dia 28 de Junho, pelas 10 horas.
As inscrições para o Passeio pela margem do Rio Lima (Ecovia) devem ser feitas para o telemóvel 963 518 317, ou para o email feiradocavalo@cm-pontedelima.pt. 
O valor da inscrição é 5,00€, inclui almoço para todos os participantes e apoio para os cavalos.



segunda-feira, maio 19, 2014

Homenagem a “Um Homem de Toiros e Cavalos”




José Miguel Carvalho Félix nasceu em Castelo Branco no dia 23 de Março de 1968. Apesar de ter nascido naquela bonita cidade do Alto Alentejo, residiu e passou grande parte da sua infância na vila de Porto Salvo, tendo aí feito a escola primária e compartido as naturais brincadeiras de menino travesso, próprio da idade, tendo granjeado muitas amizades, na vila que o adoptou e ele elegeu como sendo a sua casa. Daí a­rmar sempre que lhe perguntavam a naturalidade, com orgulho e sem hesitações respondia:” Sou de Porto Salvo”! A tauromaquia sempre o fascinou, até porque desde bastante novo, ora acompanhado por familiares, ora acompanhando os amigos, sempre que podia assistia a uma corrida de toiros.

Era aficionado. Aficionado de verdade; até porque muitos afirmam sê-lo, no entanto do dizer ao ser, existe uma fronteira calada, onde a coragem, sentimento e paixão, marcam a diferença, a personalidade e o caracter de um homem. Deu largas á sua afición, através da jaqueta de ramagens, tendo-se estreado no Grupo F. Amadores de Cascais a 21 de Abril de 1991, exactamente na praça do seu Grupo: a Monumental de Cascais, tendo depois transitado para o Grupo Forcados Amadores de Lisboa, onde como o próprio a­rmava:” com o ti Nuno aprendi a ver toiros. Com o Zé Luís fiz-me homem!” Ao longo dos 17 anos que levou como forcado pegou 57 toiros. Foi desfeiteado por vezes, no entanto a sua raça e querer, suplantaram em muitas ocasiões as di­ficuldades que os toiros punham e mesmo saindo por vezes bastante mal tratado, nunca se intimidou perante as circunstâncias. Por vezes quando algo corria menos bem, a sua irreverência (qb), suplantava com alguma piada o momento.

Depois dos fi­lhos, o seu Grupo de Lisboa, era a família. Despediu-se de forcado a 22 de Agosto de 2007, pegando um toiro com ferro e divisa de “Pinto Barreiros”, na praça de toiros do Campo Pequeno. Contudo não se despediu da tauromaquia. Continuou a acompanhar o seu Grupo, sempre que este estava anunciado num cartel, porque gostava da festa e sentia-se forcado, como ele mesmo dizia…” fui forcado e serei sempre forcado. Onde estiver o Grupo de Lisboa, lá estarei também!”. Mas o Miguel não era apenas e só forcado. O toiro e o cavalo tinham algo de mágico para ele e o toureio, um misto de beleza, drama, gloria; que só alguns tinham o poder de o transmitir com elegância perante um toiro, talvez ou por isso mesmo, o Miguel Félix percorria os caminhos da Ibéria taurina, vendo faenas, toureiros, grupos, ganadarias, porque o Miguel é (ele não partiu! Continua com todos nós) um homem do toiro e do cavalo. Um homem alegre, mundano, mas com seriedade e palavra: Um bom amigo. Valores que inculcou aos filhos…e que certamente o “Pêpê” irá dar continuidade, dentro e fora das arenas, sobretudo na arena da vida, a qual o Miguel lhe ofereceu como legado maior.

Vá por ti Miguel !!


No dia 1 de Junho, pelas 16 horas, José Miguel Félix será homenageado na Festa do Cavalo de Porto Salvo.

Junte-se a nós.

Festa do Cavalo de Porto Salvo - Atrelagem


segunda-feira, abril 21, 2014

Atividades do Clube de Atrelagem do Algarve



O Clube de Atrelagem do Algarve vai realizar mais um treino de derby de atrelagem no dia 19 de Abril de 2014, pelas 15h00, na Coudelaria Sousa, sítio da Pedragosa, Loulé.

Neste treino todos os participantes terão contacto com as novas alterações do Regulamento de Derby's de Atrelagem 2014.

O treino será aberto a todos os que queiram ter os primeiros contactos com a atrelagem de competição, podendo contactar o CAA através do e-mail atrelagemdoalgarve@iol.pt

Em breve terá início o Campeonato Regional de Derby´s de Atrelagem da Zona Sul, do qual destacamos os seguintes derby's agendados:

- 25 de Abril de 2014, Campo de Futebol de Bordeira, 15h30

- 03 de maio de 2014, Recinto da Ovibeja, Beja, 15h00

- 10 de Maio de 2014, Feira de Garvão, Ourique, 14h30

Certos de que poderemos contar com a vossa participação.

terça-feira, abril 08, 2014

Festa do Cavalo de Porto Salvo


A Associação Equestre de Porto Salvo vai organizar entre os dias 30 de Maio e 1 de Junho a XVª Festa do Cavalo, que decorrerá no mesmo local e moldes dos anos anteriores.
Esta iniciativa ocupa um lugar de destaque no panorama dos certames do género em Portugal, atraindo visitantes provenientes das mais variadas regiões do país, sendo assim um dos ex-libris do Concelho.
Mais uma vez espera-se muita animação, provas equestres e espetáculos variados, além de boa comida.
A Associação Equestre de Porto Salvo vai homenagear este ano Miguel Félix, homem da terra, membro dos corpos gerentes e que dedicou grande parte da sua vida à tauromaquia, como forcado dos Amadores de Cascais e dos Amadores de Lisboa e que faleceu precocemente em 2013.
Associando-nos às comemorações do Dia Mundial da Criança, dedicaremos às novas gerações os espetáculos e a animação do dia 1 de Junho.


PROGRAMA 2014

 
             Sexta-feira, 30 de Maio.

Horário

14.30 - Receção aos participantes
20.30 - Prova de Obstáculos no recinto da feira
21.00 - Exibição do Rancho Folclórico “Os Rancheiros” de Vila Fria 
21.30 - Exibição de Grupo de Folclore As Lavadeiras da Ribeira da Lage
22.00 - Exibição do Grupo de Canto e Dança do CCD Oeiras e Amadora
22.30 - Tertúlia Nuno Graciano - Momento de humor com Fernando Rocha
23.00 - Grupo de sevilhanas “Mais Flamenco”
24.00 - Garraiada (Ferro da meia noite)
               
            Sábado, 31 de Maio

Horário

09.30 - Concentração de cavaleiros, amazonas e atrelagens
10.00 - Início do 15º Passeio Equestre na Rota do Vinho de Carcavelos.
10.45 - Passagem no Jardim Municipal de Paço de Arcos        
11.30 - Bênção aos participantes do passeio no Largo da Igreja Matriz de Oeiras e oferta de um “Carcavelos de Honra” acompanhado pelos tradicionais Palitos de Oeiras    
10.30 - Equitação de Trabalho – Prova de Ensino
15.00 - Oeiras Open Dressage Poneis - Escalão Principiantes – Provas Preliminares  
                                                                    - Escalão maiores de 16 – Prova Elementar 3
17.00 - Demonstração de Horseball - Escalão Sub -11 do Horseball Club Colégio Vasco da Gama
18.00 - Derby de Atrelagem - Jornada Regional Zona Centro
20.00 - Equitação de Trabalho - Prova de Maneabilidade
21.30 - Exibição de Rancho Folclórico “Os Minhotos da Ribeira da Lage”
22.00 - Grupo de sevilhanas “Mais Flamenco”
22.00 - Apresentação do Centro Equestre Aldeia Hípica Fonte de Caspolina
22.30 - Gala equestre “Emoções Ibéricas”           
00.30 - Garraiada (Ferro da meia noite)
            Domingo, 1 de Junho.
Horário
11.00 - Derby de Atrelagem – Jornada Regional Zona Centro
14.30 - Oeiras Open Dressage Poneis - Escalão Infantil – Prova Infantil 1
        Escalão Juvenil – Prova Preliminar 1
15.00 - Exibição do Rancho Folclórico Infantil Flores da Beira - Casal da Choca
15.30 - Exibição da Escola Flamenca Alejandra Gutkin
16.00 - Grupo de Concertinas das Flores da Beira - Casal da Choca
16.00 - Concentração e desfile de todos os Cavaleiros, Amazonas e Atrelagens.
                               - Homenagem a um “Homem de Toiros e Cavalos” - José Miguel Félix
- Atribuição do Troféu Dr. José da Cunha ao melhor conjunto.
17.00 - Equitação de Trabalho – Prova de Velocidade
17.00 - Grupo de sevilhanas “Mais Flamenco”   
18.00 - Garraiada
 
Durante todos os dias:
·    Demonstração de Siderotécnia
·    Exposição de Artesanato
·    Animação no Palco
·    Desfile de Amazonas, Cavaleiros e Atrelagens na Manga da Feira
 
CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:
O Recinto da Feira encontra-se reservado a cavaleiros, amazonas e condutores de atrelagens, sendo obrigatório o uso de traje de equitação e com previa autorização da organização.
Será obrigatório a ostentação no peitoral do equino da respetiva credenciação.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

XV Festa do Cavalo de Porto Salvo

A XV Festa do Cavalo de Porto Salvo vai decorrer entre 30 de Maio e 1 de Junho.

Mais uma vez espera-se muita animação, provas equestres e espetáculos variados, além de boa comida.
Vamos aproveitar a coincidência de dia 1 ser Dia Mundial da Criança, para dedicar às novas gerações os espetáculos deste dia.

Fica aqui o convite para uma visita em família.

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Rádio Folclore Portuges, Domingo Especial





No passado dia 2 de Fevereiro, o blog Trajes de Portugal, foi o mote de uma entrevista na Radio Folclore Portugês.

Para quem não pode assistir em direto, fica aqui o programa Dimingo Especial do Sérgio completo.

terça-feira, fevereiro 04, 2014

1ªTAÇA IBERICA INDOOR ATRELAGEM


Durante o certame Pet-Festival, que decorreu na FIL nos dias 1 e 2 de Fevereiro, realizou-se a 1ªTAÇA IBERICA INDOOR DE ATRELAGEM, uma rara oportunidade para a prática desta e de outras modalidades equestre no período de inverno.

A AEPS esteve representada com 2 atletas., numa prova que se dividiu em 4 mãos tendo Raquel Nisa, em singulares, obtido o 6º lugar, e Hugo Serra, em parelhas, o 3º lugar, da classificação geral.

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Faleceu o cavalo Neapolitano Morella de Sara Duarte

É com enorme pesar, que a direção da Academia Equestre João Cardiga informa que a cavaleira paraolímpica Sara Duarte,  perdeu no dia 28 de Janeiro, o seu companheiro desportivo, o cavalo Neapolitano Morella, vitima de uma cólica intestinal.
Neapolitano Morella era um cavalo de raça Lipizanner, com 14 anos de idade, que encheu de orgulho todos os que tiveram o privilegio de conviver com ele. Chegou à Academia J Cardiga em 2003, com apenas 3 anos de idade, onde foi treinado e acarinhado até estar apto a participar nas provas de Paradressage. Com ele, Sara Duarte correu mundo, representando as cores portuguesas. Participou em três campeonatos da Europa, do Mundo e dois jogos paraolímpicos, num dos quais (2008), alcançou a 5ª posição e uma Menção Honrosa. Para além de vários títulos nacionais na sua classe.
Embora o luto seguido à perda de um animal, não ser abertamente reconhecido, nem socialmente apoiado, a atleta e toda a direção da Academia, em especial os treinadores João Cardiga e João Pedro Cardiga, assumem o sentimento de perda e dor, pelo que este cavalo/atleta representou na sua historia.
De qualquer forma, toda a equipa está unida, no sentido de ultrapassar este momento, tentando encontrar soluções, para que a atleta Sara Duarte continue a sua missão de manter viva e bem alta a bandeira da Paradressage em Portugal!

Festa do Cavalo Regressa

  A Associação Equestre de Porto Salvo pretende retomar em 2022 a realização da Festa do Cavalo de Porto Salvo, estando prevista a sua reali...