quarta-feira, abril 11, 2012

4ªPROVA OFICIAL DOS SPECIAL OLIMPICS EQUITAÇÃO




No próximo dia 19 de Abril, a partir das 9h30, a Academia J Cardiga, em Leceia-Oeiras, vai realizar em conjunto com o Special Olympics Portugal, a 4ª Prova de Equitação, inteiramente dedicada aos atletas com défice intelectual.
A competição será dividida em duas fases distintas: English Equitation que servirá para realizar o DIVISIONING e o Working Trail que contará com diferentes níveis de provas

Estas jornadas desportivas tem como principais objectivos:
Divulgar a importância da Equitação desportiva adaptada para o deficiente intelectual.
Promover esta actividade desportiva,de forma a conseguir uma equipa que possa representar Portugal nas próximas Olimpíadas do Special Olimpics, na Europa.
Partilhar vivências e criar momentos de saudável convívio.
Está ainda prevista a realização do 1º Campeonato Nacional agendado para o mês de Setembro deste ano.

Estão já inscritos cerca de 20 participantes para as provas, que se realizaram nas instalações da Academia Equestre João Cardiga, de acordo com o seguinte Programa.

quinta-feira, abril 05, 2012

Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo


Entre os dias 25 e 29 de abril de 2012 centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo. O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.
Esta Romaria Equestre, dinamizada por uma Comissão Organizadora composta pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, retoma uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado e que consistia na deslocação de lavradores do Município da Moita ao Santuário de Nossa Sr.ª D’Aires para que os seus animais fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Sr.ª D’Aires, padroeira dos animais, e para pedir ainda boas colheitas. Nos dias de hoje, além da componente religiosa, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre os participantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro.
Ao longo do percurso, muitos cavaleiros vão-se juntando, prevendo-se a chegada a Viana do Alentejo, no dia 28 de Abril.