A Universidade dos Açores em parceria com a Academia Equestre João Cardiga e a Feira da Golegã, promovem raça autóctone portuguesa, que se encontra em perigo de extinção.
FEIRA DA GOLEGÃ – Sábado, dia 14 de Novembro, pelas 18h00
Uma das novidades do Programa da Feira da Golegã deste ano, é a apresentação publica do Pónei da Terceira, marcada para dia 14 de Novembro, Sábado, pelas 18H00, no Largo do Arneiro e que será levada a cabo pelos alunos da Academia Equestre João Cardiga. Marta Rosa, Joana Salgado, Guilherme Cunha, António Cardoso, António Corte Real, Beatriz Ferraz, Debora Monteiro e Rodrigo Romão, são os jovens a quem coube a responsabilidade de apresentar cerca de uma dezena destes pequenos animais, candidatos ao reconhecimento zootécnico como raça autóctone portuguesa.
Segundo o Professor Artur Machado, da Universidade dos Açores, responsável pelos animais: _ “O seu número é tão reduzido, que a sua capacidade de sobrevivência depende de apoios externos e de uma gestão rigorosa do efectivo. O Pónei da Terceira preenche todos os requisitos definidos pela FAO (Food and Agricultural Organisation of the United Nations) para que seja considerado raça Autóctone, não só pela separação geográfica existente entre animais que fenotipicamente possam ser semelhantes, mas também pelo enraizamento na cultura Açoriana em cujo quotidiano participou activamente.
A Universidade dos Açores, através do Centro de Biotecnologia, deu início em 1998, à sua caracterização biométrica e genética, através de marcadores moleculares, com o intuito de recuperar o Pónei da Terceira. Este trabalho reveste-se não só de aspectos meramente científicos, mas também pretende salvaguardar o futuro destes animais, através da sua divulgação para novas funções. Se outrora a vocação para os trabalhos agrícolas era preponderante, hoje em dia o Pónei será atractivo para as actividades lúdicas e desportivas.”
O Pónei da Terceira é um animal de pequenas dimensões, mas com proporções muito correctas e equilibradas, confundindo-se com um puro-sangue Lusitano em ponto pequeno. São animais rápidos, inteligentes, extremamente dóceis e de fácil maneio, a que acrescem as feno típicas de beleza e dimensão que fazem deste animal um excelente companheiro para as classes iniciais de equitação onde, por vezes, os jovens aprendizes sentem receio dos animais maiores. Igualmente, as suas características permitem vê-lo como possível parceiro, em actividades de socialização de pessoas com deficiência.
A parceria agora efectuada com a Academia Equestre João Cardiga, conhecida pela sua aposta no trabalho com pequenos equídeos, desde há vários anos, torna-se assim plenamente justificada. A Apresentação na Feira da Golegã, tem entrada livre. Os treinos dos animais e dos alunos decorrem nas instalações do Centro Equestre João Cardiga, em Leceia, Oeiras. Para mais informações por favor contacte: Maria de Lurdes - 935531202
No próximo dia 15 de Agosto de 2009 o Centro Hipico-Lebreiro de Azambuja irá apresentar o seu espectaculo ... da Liberal e Nobre Arte ... no Turismo Rural Monte da Pedra perto de Cabrela (Vendas Novas). Além do espectáculo está previsto um passeio pelos montes alentejanos (cerca de 12Kms) almoço, cavalhadas, derby de atrelagens, jantar e fados. Traga o seu cavalo e venha passear connosco! Senão tem cavalo venha também. Há sempre lugar para mais um! Inscrições até 9 de Agosto.
Ficam aqui mais mais algumas imagens do Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição-Oeiras/09.
No entanto, o fotografo oficial do evento, Aurélio Grilo, possui muitas outras imagens, quem estiver interessado pode contactá-lo através do telemóvel 937262238 ou por e-mail: aurelio.grilo@netcabo.pt.
Decorreu no passado dia 21 de Junho o Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição – Oeiras/09, numa organização tripartida, entre a Associação Equestre de Porto Salvo, a Associação Portuguesa de Atrelagem e a Câmara Municipal de Oeiras.
O reconhecimento da importância deste concurso ficou desde logo patente pela relevância das personalidades patentes, como o Barão de Christian de Langlade, Presidente da Associação Internacional de Atrelagem, D. Ramón Moreno de los Rios, representante do Real Club de Enganches de Andalucía e Barão Chirstopher de Beck, Presidente da Associação Portuguesa de Atrelagem.
Estiveram ainda presentes, o Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Dr. Veiga Maltez, Presidente da Câmara Municipal da Golegã, D. Sebastião de Lorena, Conde de Oeiras, D. Jorge de Avillez e Mr. Jean-Louis Loborel, entre outros.
A Atrelagem de Tradição é uma modalidade que só por si insinua elegância, beleza e glamour, a estas três características juntou-se a magnificência do conjunto arquitectónico formado pelo Palácio, Jardins, Quinta do Marquês de Pombal e centro histórico de Oeiras, onde decorreram as provas de Apresentação, Percurso e Maneabilidade.
Estiveram presentes 17 equipagens, sendo 7 provenientes de Espanha, nas diversas categorias, numa clara demonstração das potencialidades do Concelho de Oeiras para receber provas desta modalidade.
Quanto património hipomóvel patente foi possível observar raros exemplares de atrelagens antigas, como vis-a-vis, faeton, spider, charrete, entre outros, extraordinariamente bem conservadas, a que se juntaram algumas réplicas modernas, não menos belas e de igual valor simbólico.
A vitória final absoluta em todas as categorias coube à equipagem portuguesa constituída por um magnífico Vis-a-Vis puxado por uma parelha de cavalos lusitanos ruços, propriedade da D. Madalena Abecassis, conduzida pelo Jorge Baixo e que pertenceu à Rainha D. Amélia.
Eis a classificação final:
1 Cavalo
1º Teresa Milan Romero - Yeguada Hacienda Maria - ESP
2º Vasco Lima - POR
3º João Magalhães Silva - POR
4º Carlos Moreira Rosa - POR
5º Carlos Gomes - POR
Parelhas
1º Madalena Abecassis - POR
2º José Varo Garrido - Yeguada Olivera – ESP
3º Ricardo Baptista - POR
4º José Folque Mendoça - POR
5º João Dinis - POR
6º Juan A. Quifes Garcia -Yeguada Hacienda Maria - ESP
7º Francisco Bravo Carmona - Yeguada Olivera - ESP
8º José Santos - POR
9º António Gutierrez Martinez - Señorio de los Cedros - ESP
3 ao Tronco
Jacinto Planas Ros - ESP
4 Cavalos
Isidro Sanchez Barrios - Yeg. Hacienda Maria - ESP
2 Poneis
Josefina Kjöllerström - POR
No final, e após a atribuição dos prémios, as entidades estrangeiras presentes manifestaram-se agradados pelos resultados e pela organização, tendo ficado firme a convicção e a vontade expressa de repetir este concurso no próximo ano, quer por parte da Associação Equestre de Porto Salvo, quer por parte do edil de Oeiras, Dr. Isaltino Morais.
Estes é um dos pontos altos da Festa do Cavalo e onde todos querem participar. Este ano contou com 15 atrelagens e mais de uma centena e meia de cavaleiros e amazonas.
Além do elevado número de participantes, podemos ainda resgistar alguns momentos, como a benção no Largo da Igreja Matriz de Oeiras, o Carcavelos de Honra em frente à Câmara, a Picaria e o almoço campero.
Tudo ingredientes para um dia diferente e bem passado.
A divulgação do Traje Português de Equitação é um dos principios que levaram à criação e atribuição do Prémio Dr. José da Cunha para o melhor conjunto. O juri composto pelo Coronel Cabedo, Mestre Luis Saramago e Dr. Carlos Cardoso, teve alguma dificuldade em escolher, já que todos os concorrentes se apresentaram ao melhor nível. Este prémio analisa não só o Traje, mas o conjunto, cavaleiro e cavalo, pelo que todos os promenores contam. Os vencedores foram a Ana Rita Oliveira e o Ruben do Val. Parabéns!
A fechar a Xª Festa do Cavalo de Porto Salvo decorreu uma garraida dedicada aos estudantes da Universidade Atlântica, que compareceram e participaram. Ponto alto, a já famosa "Mesa da Tortura", ganha por um dos estudantes dessa Universidade.
Durante a Festa do Cavalo irão decorrer duas importantes provas de atrelagem, a Taça Regional Zona Centro e a Jornada do Campeonato Regional Zona Centro (duas mãos).
Junto se encontra a respectiva ficha de inscrição.
Sexta-feira, 29 de Maio Horário 14h30 - Recepção aos participantes. 21h00 - Exibição de Rancho Folclórico “Os Rancheiros” de Vila Fria 21h30 - Exibição de Rancho Folclórico “As Lavadeiras da Ribeira da Laje” 22h00 - Espectáculo de Variedades com: Beatriz Costa Luis Caeiro Miguel Guerreiro (finalistas do programa “Uma Canção para Ti”) 24h00 Sevilhanas / Garraiada
Sábado, 30 de Maio Horário 09h30 - Inicio do 10º Passeio Equestre na Rota do Vinho de Carcavelos Oferta de um “Carcavelos de Honra” Toureio a Campo na Quinta do Marquês de Pombal Almoço Campero Distribuição de lembranças comemorativas do evento 10h30 - Provas de Obstáculos Escolas Open Prova média caça 14h30 - Prova Grande – Tabela A c/ cronómetro com uma barrage 17h00 - Atrelagem – Disputa da Taça Regional – Zona Centro 20h00 - Demonstração Equestre 21h30 - Exibição de Rancho Folclórico “Flores da Beira” Casal das Chocas 22h00 - Gala Equestre pelo Centro Equestre Lezíria Grande e Família Willms 23h00 - Sevilhanas 24h00 - Garraiada / Cavalhadas / Provas de Perícia e Destreza
Domingo, 31 de Maio Horário 11h00 - Atrelagem – Jornada do Campeonato Regional – Zona Centro 14h00 - Concentração e desfile de todos os Cavaleiros e Amazonas Atribuição do Troféu Drº José da Cunha ao melhor conjunto Distribuição de lembranças e Medalha Comemorativa do Evento 15h30 - Demonstração Equestre 16h00 - Encontro de Tunas Académicas, com a presenças de: TUNATLA TUNICORDIA ESCSTUNIS TMIST 18h00 - Garraiada Académica
Vem divertir-te com os cavalinhos miniaturas, no Clube do Ponei de Leceia
O Clube do Pónei da Academia Equestre João Cardiga, situada em Leceia, Oeiras, é um local mágico onde crianças e póneis se divertem à grande.
Todos os fins-de-semana de manhã, crianças dos 4 aos 10 anos aprendem a higiene e limpeza dos cavalinhos miniatura, o nó de segurança, conduzir à mão e, é claro as regras básicas da iniciação ao curso geral de equitação, não fosse aquela Academia uma escola reconhecida como um pólo de formação da arte de bem montar.
Mas o maior beneficio é a relação que crianças e estes animais estabelecem entre si. O despertar de sentimentos positivos para com o cavalinho miniatura, pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança e até ajudar no desenvolvimento da comunicação não verbal.
Para fazer parte da família basta inscrever-se na secretaria.
A Direcção de Com. Academia Equestre João Cardiga Estrada do Caminho da Serra - Leceia 2730-040 Barcarena - Oeiras (Tagus Park) Tel/Fax: 00351214212261- 00351 935531202
A Associação Equestre de Porto Salvo vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, um Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição – Oeiras/2009 nos dias 20 e 21 de Junho.
O Concurso é composto por três provas:
Apresentação, que decorrerá nos relvados jardim do Palácio do Marquês de Pombal;
Percurso tem uma distância de 15 Km, ligando o jardim do Palácio, a Quinta do Marquês de Pombal e o centro histórico de Oeiras, com 5 dificuldades;
Maneabilidade tem uma distância de 800 m e um percurso de 20 obstáculos, onde se testa a destreza da equipagem e do seu condutor e decorrerá no jardim do Palácio do Marquês de Pombal;
As provas serão avaliadas por um conjunto de juízes internacionais provenientes da Associação Internacional de Atrelagem de Tradição.
Programa da Prova:
Dia 20 (Sábado)
15h00 – recepção dos concorrentes
16h00 - Briefing e reconhecimento do percurso
21h00 - Jantar
Dia 21 (domingo)
9h30 - Apresentação das Atrelagens jardim do Palácio do Marquês de Pombal
9h45 – Partida para o percurso(Palácio do Marquês de Pombal – Quinta do Marquês – Centro Histórico de Oeiras)
10h30/13h00 – Chegada das atrelagens ao Palácio do Marquês de Pombal
13h00/15h00 – Almoço
15h00 – Maneabilidade no jardim do Palácio do Marquês de Pombal
Se queres tornar-te voluntário(a) e gostas da área da Equitação, a Academia Equestre João Cardiga, de Leceia, Oeiras, está a iniciar um projecto de Equitação Terapêutica / Hipoterapia a que chama “DESAFIOS A CAVALO”, em parceria com a APPACDM, no qual são atendidos, gratuitamente, jovens desta Instituição, uma vez por semana. Todas as sextas-feiras, das 10H00 às 12H30.
É precisamente da TUA ajuda que estão a precisar! Para obteres mais informações entra em contacto com a Academia Equestre João Cardiga:
Estrada do Caminho da Serra - Leceia 2730-040 Barcarena - Oeiras (Tagus Park) Telf: 214212261/935531202
Xª Festa do Cavalo de Porto Salvo vai decorrer de 29 a 31 de Maio e terá um programa recheado de espectáculos e actividades equestres, já que nos associamos ás comemoração dos 250 anos do Concelho de Oeiras. Logo que possivel publicamos o programa.