quarta-feira, junho 13, 2007

Festa Grande em Porto Salvo

Apesar das condições metrológicas desfavoráveis, realizou-se com grande êxito a VIII Festa do Cavalo, organizada pela Associação Equestre de Porto Salvo, durante o último fim-de-semana de Maio (25 a 27).
S. Pedro pregou algumas partidas, alternando momentos de chuva e vento, com períodos de sol, no entanto, o ambiente manteve-se quente, já que os participantes não se sentiram intimidados pelas condições adversas.
Foi, sem dúvida, a maior festa já realizada.
Desde logo, um programa de três dias bastante preenchido com espectáculos culturais, equestre e competições, a que se juntou uma panóplia de expositores e tasquinhas, além de um ou outro apontamento de interesse, como a velha arte do ferrador ou da caça com aves de rapina.
Destaque ainda, para as diversas actuações de José Vintém, com o espectáculo “Cavalo e Fantasia”, que elevou ao expoente máximo a beleza e graciosidade do cavalo lusitano.
Toda esta actividade atraiu cerca de 22.000 visitantes, 140 cavalos alojados em permanência em boxes cedidas pela organização, além dos cavaleiros que se deslocaram ao certame para participarem nas diversas actividades e competições, pelo que, estimamos a presença de mais de 250 cavalos.
Do programa destacam-se algumas actividades que obtiveram especial interesse por parte de participantes e público.
Desde logo, as provas de obstáculos preencheram grande parte da noite de 25 e do dia 26, cuja organização técnica ficou a cargo do Senhor Cor. Bernardo Mentes.
Também a exibição de Nuno Baptista e da dupla David Gomes e Simone Gomes contribuíram para um noite memorável de sexta-feira.
Mas as sensações voltaram-se para o Derby de Atrelagem a contar para o Campeonato Nacional, realizado na tarde de sábado, e organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Atrelagem, com 25 portas e 2 obstáculos fixos, nas quais se incluía a passagem por um lago especialmente construído para o efeito, contou com a presença de 32 concorrentes e muita emoção.
A noite de sábado atraiu muito público para assistir ao espectáculo “Porto Salvo – Tradição e Festa”, em que se recriou as actividades tradicionais da localidade e a sua religiosidade.
A noite terminou com cavalhadas e fado marialva, na voz de Esmeralda Amoedo.
A manhã de domingo, 27, começou cedo para os participantes do 8º Passeio Equestre na Rota do Vinho de Carcavelos. Com a saída do local da Festa pelas 10 horas, o passeio levou os participantes aos centros históricos de Paço de Arcos e Oeiras, onde, no largo da Igreja Matriz se procedeu à bênção dos 120 cavaleiros e 27 atrelagens presentes, seguindo-se um “Carcavelos de Honra” junto aos paços do Concelho, onde o anfitrião, Isaltino Morais, recebeu de braços abertos os participantes. O edil de Oeiras elogiou o sucesso da organização e prometeu no futuro “apoiar mais a Festa do Cavalo”.
De regresso a Porto Salvo, onde os aguardava o almoço, passaram ainda pela Estação Agronómica Nacional, onde à sombra de frondosas arvores puderam descansar por breves momentos, refrescar a garganta e desfrutar da beleza do local.
Mas a emoção da Festa estava reservada para a tarde de domingo, com a atribuição de diversos galardões e agradecimentos.
De entre os prémios entregues, destaque para o Troféu Prestigio Dr. José da Cunha, destinado à promoção do Traje Português de Equitação e atribuído ao melhor conjunto. Na categoria Jovem, o vencedor foi Frederico Cunha Jr., Ana Rita Florentino obteve o troféu para a melhor Amazona e David Trincão o de melhor Cavaleiro.
A figura da Festa foi, sem dúvida, Armando Coelho Moreira, “Um Homem de Cavalos” nas palavras de Manuel Ribeiro, que emocionado, recebeu o galardão das mãos do Presidente da Associação, Ricardo Baptista, a homenagem dos cavaleiros que se quiseram juntar ao momento e do muito público presente.
A Festa prolongou-se ao longo da tarde, com horseball, sevilhanas e muitos cavaleiros em desfile pelo recinto.
De entre os visitantes, à que destacar a presença de Isaltino Morais e dos diversos vereadores da Câmara Municipal de Oeiras, que se deslocaram ao certame por diversas vezes, bem como do Presidente do Governo Regional de São Tomé, Eng. José Cardoso Cassandra, e do Director Regional do Investimento, Cooperação, Comercio, Industria e Prestação de Serviços, Dr. João Paulo Cassandra, que se encontravam em visita oficial a Portugal e que de passagem pelo Concelho puderam assim ter contacto com a nossa tradição, cultura e arte equestre.
Patrocinadores:
Câmara Municipal de Oeiras, Junta de Freguesia de Porto Salvo, Junta Freguesia de Paço de Arcos, Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, GHESA, BPI, Eyssa-Tesis, Toyota, CIMA, SOLPlay, Carlos Sabido, DELTA, Julião Azevedo Arquitectos, Companhia de Seguros Allianz

Sem comentários:

Festa do Cavalo 2017

PROGRAMA 2017              Sexta-feira, 26 de Maio 14.30 – Receção aos participantes 15.00/17.00 – Batismo equestre 20.00 – Pr...