quinta-feira, junho 25, 2009

Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição em Oeiras

Decorreu no passado dia 21 de Junho o Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição – Oeiras/09, numa organização tripartida, entre a Associação Equestre de Porto Salvo, a Associação Portuguesa de Atrelagem e a Câmara Municipal de Oeiras.

O reconhecimento da importância deste concurso ficou desde logo patente pela relevância das personalidades patentes, como o Barão de Christian de Langlade, Presidente da Associação Internacional de Atrelagem, D. Ramón Moreno de los Rios, representante do Real Club de Enganches de Andalucía e Barão Chirstopher de Beck, Presidente da Associação Portuguesa de Atrelagem.

Estiveram ainda presentes, o Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o Dr. Veiga Maltez, Presidente da Câmara Municipal da Golegã, D. Sebastião de Lorena, Conde de Oeiras, D. Jorge de Avillez e Mr. Jean-Louis Loborel, entre outros.

A Atrelagem de Tradição é uma modalidade que só por si insinua elegância, beleza e glamour, a estas três características juntou-se a magnificência do conjunto arquitectónico formado pelo Palácio, Jardins, Quinta do Marquês de Pombal e centro histórico de Oeiras, onde decorreram as provas de Apresentação, Percurso e Maneabilidade.

Estiveram presentes 17 equipagens, sendo 7 provenientes de Espanha, nas diversas categorias, numa clara demonstração das potencialidades do Concelho de Oeiras para receber provas desta modalidade.

Quanto património hipomóvel patente foi possível observar raros exemplares de atrelagens antigas, como vis-a-vis, faeton, spider, charrete, entre outros, extraordinariamente bem conservadas, a que se juntaram algumas réplicas modernas, não menos belas e de igual valor simbólico.

A vitória final absoluta em todas as categorias coube à equipagem portuguesa constituída por um magnífico Vis-a-Vis puxado por uma parelha de cavalos lusitanos ruços, propriedade da D. Madalena Abecassis, conduzida pelo Jorge Baixo e que pertenceu à Rainha D. Amélia.

Eis a classificação final:

1 Cavalo

Teresa Milan Romero - Yeguada Hacienda Maria - ESP

Vasco Lima - POR

João Magalhães Silva - POR

Carlos Moreira Rosa - POR

Carlos Gomes - POR

Parelhas

Madalena Abecassis - POR

José Varo Garrido - Yeguada Olivera – ESP

Ricardo Baptista - POR

José Folque Mendoça - POR

João Dinis - POR

Juan A. Quifes Garcia -Yeguada Hacienda Maria - ESP

Francisco Bravo Carmona - Yeguada Olivera - ESP

José Santos - POR

António Gutierrez Martinez - Señorio de los Cedros - ESP

3 ao Tronco

Jacinto Planas Ros - ESP

4 Cavalos

Isidro Sanchez Barrios - Yeg. Hacienda Maria - ESP

2 Poneis

Josefina Kjöllerström - POR

No final, e após a atribuição dos prémios, as entidades estrangeiras presentes manifestaram-se agradados pelos resultados e pela organização, tendo ficado firme a convicção e a vontade expressa de repetir este concurso no próximo ano, quer por parte da Associação Equestre de Porto Salvo, quer por parte do edil de Oeiras, Dr. Isaltino Morais.

sábado, junho 13, 2009

Xº Passeio Equestre na Rota do Vinho de Carcavelos

Estes é um dos pontos altos da Festa do Cavalo e onde todos querem participar.
Este ano contou com 15 atrelagens e mais de uma centena e meia de cavaleiros e amazonas.
Além do elevado número de participantes, podemos ainda resgistar alguns momentos, como a benção no Largo da Igreja Matriz de Oeiras, o Carcavelos de Honra em frente à Câmara, a Picaria e o almoço campero.
Tudo ingredientes para um dia diferente e bem passado.







Concurso do Traje Português de Equitação

A divulgação do Traje Português de Equitação é um dos principios que levaram à criação e atribuição do Prémio Dr. José da Cunha para o melhor conjunto.
O juri composto pelo Coronel Cabedo, Mestre Luis Saramago e Dr. Carlos Cardoso, teve alguma dificuldade em escolher, já que todos os concorrentes se apresentaram ao melhor nível.
Este prémio analisa não só o Traje, mas o conjunto, cavaleiro e cavalo, pelo que todos os promenores contam.
Os vencedores foram a Ana Rita Oliveira e o Ruben do Val.
Parabéns!

Garraida Académica

A fechar a Xª Festa do Cavalo de Porto Salvo decorreu uma garraida dedicada aos estudantes da Universidade Atlântica, que compareceram e participaram.
Ponto alto, a já famosa "Mesa da Tortura", ganha por um dos estudantes dessa Universidade.

Parabéns, para o próximo ano contamos convosco.